27.6 C
Brasília
sexta-feira, 17/10/2025

CNJ exige que juiz confira no cartório se idoso já indicou curador antes de nomear responsável

Brasília
nuvens quebradas
27.6 ° C
27.6 °
26.1 °
58 %
0.8kmh
79 %
sáb
33 °
dom
31 °
seg
24 °
ter
21 °
qua
17 °

Em Brasília

KENJI SALAZAR MEDRANO
FOLHAPRESS

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma regra nova, chamada provimento nº 206/25, que obriga os juízes a verificar no cartório se o idoso já escolheu quem vai cuidar dele e administrar seus bens antes de nomear alguém para essa função.

Para isso, quem quer fazer a escritura de autocuratela precisa ir a um Cartório de Notas com o nome dos curadores indicados, suas responsabilidades, além de documentos como RG, CPF e comprovante de residência. Essa escritura fica disponível para os juízes na Central Notarial (Censec) para consulta.

Também é possível fazer todo esse processo online pelo site e-Notariado. Nesse caso, é necessário marcar uma videoconferência com o cartório de preferência e assinar a escritura usando um certificado digital gratuito, que pode ser obtido no próprio site.

Giselle Oliveira de Barros, presidente do Colégio Notarial do Brasil, explica que essa medida ajuda a garantir que a vontade do idoso seja respeitada, mesmo quando ele estiver vulnerável, ao registrar suas escolhas em um documento público.

Na escritura, é possível indicar um ou mais curadores, definir quem tem prioridade, os poderes e deveres de cada um, estipular remuneração e incluir regras a serem seguidas.

Ainda vale o artigo 1.775 do Código Civil, que estabelece a ordem de prioridade para a curatela: primeiro o cônjuge ou companheiro, depois os pais e, se não houver, os descendentes mais próximos. Se nenhuma dessas pessoas puder assumir, o juiz escolhe o curador, considerando a vontade do idoso registrada no cartório.

Veja Também