27.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/12/2025

CNH grátis: saiba como obter e custos que não existem mais

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
57 %
5.7kmh
40 %
qui
28 °
sex
27 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
20 °

Em Brasília

O novo método para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) trouxe esperança a muitas pessoas que antes não tinham condições de arcar com os custos do documento, que podem chegar a até R$ 5 mil, possibilitando a obtenção da CNH com gastos mínimos. Recentemente, o interesse pelo termo CNH gratuita aumentou significativamente na internet.

Com as recentes mudanças, o governo federal visa diminuir os custos para a obtenção da CNH em até 80%. As etapas que passaram a ser gratuitas são:

  • Abertura do processo, agora realizada pelo aplicativo “CNH do Brasil”, site do Ministério dos Transportes ou pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans);
  • Curso teórico, disponível para realização digitalmente via aplicativo;
  • Prova teórica, que pode ser feita quantas vezes forem necessárias sem custos adicionais;
  • Primeiro reteste da prova prática;
  • Emissão da primeira CNH, desde que digital.

Além disso, espera-se uma redução nos custos das aulas práticas, pois a obrigatoriedade de 20 horas aulas de direção foi reduzida para apenas duas horas. As novas normas estão em vigor desde quarta-feira, dia 10 de dezembro.

Como obter a nova CNH

O início do processo para tirar a CNH deve ser feito pelo aplicativo “CNH do Brasil”, site do Ministério dos Transportes ou pelo Detran estadual. É preciso preencher um formulário digital com dados pessoais.

Depois, o candidato pode se inscrever pelo aplicativo no curso teórico e iniciar as aulas, podendo optar também por uma autoescola convencional ou combinar as duas modalidades.

É imprescindível comparecer ao Detran para realização da coleta biométrica e dos exames médicos.

Após as aulas, a prova teórica deve ser agendada no Detran estadual e pode ser realizada presencialmente ou remotamente, conforme a disponibilidade do órgão local. Em caso de reprovação, o exame pode ser repetido sem custos.

Com a aprovação na prova teórica, o candidato inicia o curso prático com aulas de direção, podendo contratar uma autoescola ou um instrutor credenciado, cujos contatos podem ser obtidos no Detran estadual ou no site do Ministério dos Transportes.

As aulas práticas têm carga horária mínima de duas horas. A prova prática pode ser agendada pelo Detran e o primeiro reteste, se necessário, não tem custo extra.

Razões da alteração

Segundo o Ministério dos Transportes, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação, e outros 30 milhões estão aptos para tirar a carteira, mas ainda não possuem o documento. A iniciativa busca baratear o processo da CNH em até 80%, atualmente podendo custar até R$ 5 mil.

Veja Também