As autoridades federais de saúde emitiram um alerta sobre incidentes de intoxicação em massa causada por THC em alimentos, após pelo menos 85 pessoas adoecerem no ano anterior ao consumirem refeições em um restaurante. O caso envolveu o uso acidental de óleo contendo tetrahidrocanabinol, substância psicoativa, na preparação da massa dos produtos servidos.
O relatório, divulgado na quinta-feira (24/7) pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), detalhou os episódios que ocorreram no Famous Yeti’s Pizza, localizado em Stoughton, Wisconsin.
Segundo o The New York Times, entre os dias 22 e 24 de outubro do ano passado, pessoas com idades variadas, inclusive até 91 anos, relataram sintomas como tontura, sonolência e ansiedade após consumirem pizza, pão de alho, pão de queijo e sanduíches no estabelecimento.
O restaurante divide um prédio com outros negócios, incluindo um fornecedor autorizado que produz alimentos com THC.
A investigação teve início quando os serviços de emergência locais comunicaram que sete indivíduos foram levados ao hospital devido a sintomas de intoxicação relacionados ao consumo no restaurante durante os dias mencionados.
Testes realizados para detectar monóxido de carbono no local e nas residências das vítimas resultaram negativos. Todos os sete receberam atendimento por intoxicação com THC.
O proprietário do Famous Yeti’s relatou às autoridades que, após ficar sem óleo de cozinha no dia 22 de outubro de 2024, utilizou um óleo proveniente da cozinha compartilhada, que se acreditava ser óleo de canola, para preparar as massas servidas durante o período.
O estabelecimento foi temporariamente fechado para investigação, voltando a abrir em 26 de outubro de 2024.