O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) está na frente na corrida pelo governo de Minas Gerais para 2026, com 28% das intenções de voto, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, 22.
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que não está ligado a nenhum partido atualmente, ocupa o segundo lugar com 16%. Em terceiro vem o senador Rodrigo Pacheco (PSD), com 9%, empatado dentro da margem de erro com o vice-governador Mateus Simões (Novo), apoiado pelo governador Romeu Zema, que tem 4% das intenções de voto.
Indecisos somam 17%, enquanto votos brancos, nulos e a ausência de voto chegam a 26%.
Foram entrevistadas 1.482 pessoas com 16 anos ou mais em Minas Gerais entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Cai a aprovação de Zema
A pesquisa também avaliou a popularidade do governador Romeu Zema. Em seu segundo mandato, ele anunciou sua candidatura à presidência no dia 16 de agosto e apoia Mateus Simões para sucedê-lo no governo estadual.
A aprovação de Zema está em 55%, a menor desde abril do ano passado, representando uma queda de sete pontos percentuais desde a última pesquisa de fevereiro, quando estava em 62%.
A desaprovação do governador aumentou de 30% para 35%, enquanto 10% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Sobre a sucessão, os mineiros estão divididos: 48% disseram que Zema não deveria escolher seu sucessor, 46% acreditam que deveria, e 6% não souberam ou não responderam.