Cada deputado distrital tem o direito de gastar mensalmente o valor de R$ 15.193,35, além do salário e de toda equipe nomeada. Os gastos variam entre locação de carro, publicidade, locação de imóveis, abastecimento e alimentação.
Em julho de 2024, a Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou uma campanha milionária para divulgar a iniciativa do órgão em oferecer para a população a transparência dos gastos. Porém, desde setembro de 2024 os dados não são atualizados.
A campanha milionária foi amplamente divulgada nos blogs escolhidos pelo órgão, outdoors e portais de notícias.
Gastos com publicidade
Em 2024 a CLDF gastou mais de R$ 22 milhões de reais apenas com publicidade. Boa parte desse montante foi distribuída para os blogs escolhidos pela CLDF.
Não existe no portal da transparência da CLDF até o dia de hoje o detalhamento da distribuição do valor da publicidade por veículo de comunicação. Ou seja, não tem como o cidadão fiscalizar a CLDF a fim de saber se existe algum blog criado apenas para desviar recurso público.
A segunda tentativa instável
Em 2018 a CLDF lançou o portal de dados abertos com o mesmo discurso de ampliar a transparência. Em menos de um ano, não existia nenhuma atualização dos dados e a estrutura apresentava diversas falhas. A época, foi amplamente divulgado. Hoje, a página de dados abertos apresenta a seguinte mensagem:
Em uma matéria da CLDF, Ricardo Vale disse:
Responsável pela comunicação da Casa, o deputado Ricardo Vale (PT), vice-presidente da CLDF, enfatiza que o exercício da cidadania “caminha de mãos dadas com a informação confiável”.