10.5 C
Brasília
terça-feira, 12/08/2025

CLDF inicia Semana de Luta contra o Feminicídio com exposição e homenagem

Brasília
céu limpo
10.5 ° C
10.5 °
10.5 °
54 %
1kmh
0 %
ter
29 °
qua
30 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
27 °

Em Brasília

A Procuradoria da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) iniciou, na segunda-feira (11), a Semana de Luta contra o Feminicídio, que vai até sexta-feira (15), com atividades focadas em prevenir e conscientizar sobre o tema.

A abertura teve a exposição Feminicídio na Mídia, criada pela jornalista e pesquisadora Anna Clea Maduro, e a inauguração de um memorial em homenagem às 12 mulheres vítimas de feminicídio registradas no DF em 2025. Seus nomes foram gravados como forma de respeito e apoio às famílias.

Durante o evento, a deputada Paula Belmonte (Cidadania), que é procuradora da Mulher da CLDF, expressou pesar pelo número de casos e comentou que outros cinco ainda estão sendo investigados. A delegada Adriana Romana, da Delegacia de Atendimento à Mulher 1, ressaltou que muitos desses crimes acontecem de maneira cruel, dentro de casa e são cometidos por parceiros.

Anna Clea Maduro criticou como a imprensa trata esses casos, destacando que 63% das notícias analisadas usam a voz passiva, focando na vítima e não no agressor, e que só 5,71% mencionam o número Ligue 180, que oferece atendimento gratuito e 24 horas para as vítimas.

O estudo de Anna Clea motivou três projetos de lei apresentados pelo deputado Max Maciel (Psol). O deputado distrital Ricardo Vale (PT) pediu a aplicação efetiva de leis já aprovadas, como a lei de 2017 que obriga escolas públicas a debater machismo e valorizar as mulheres.

O secretário-executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, destacou o machismo cultural que culpa as vítimas e a importância da educação para prevenir esses crimes. A programação da semana inclui rodas de conversa com forças de segurança, psicólogos, pesquisadores e líderes sociais, além de uma sessão solene e apresentação teatral para encerrar o evento.

Com informações de Daniela Reis/ Agência CLDF

Veja Também