O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), comunicou nesta quarta-feira (17/12) a criação de um comitê especial voltado para o monitoramento e resposta às intensas chuvas que têm atingido várias cidades do estado, com o objetivo de prevenir danos e garantir a segurança da população.
Essa ação foi tomada em razão das chuvas intensas na região serrana, principalmente na cidade de Petrópolis, que levaram ao cancelamento das aulas e à ativação de alertas sonoros.
Nove municípios, incluindo a capital do estado, foram convocados para participar desse Comitê de Chuvas.
Cláudio Castro informou que o estado permanece em estado de alerta máximo desde a madrugada, após o registro de mais de 150 milímetros de precipitação nas últimas 24 horas.
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, forças de segurança e de infraestrutura estão trabalhando continuamente desde as 5h, monitorando as áreas com maior risco.
Alerta sonoro em Petrópolis
Na cidade de Petrópolis, a Defesa Civil ativou o sistema de alerta sonoro como medida preventiva contra possíveis deslizamentos de terra.
Por precaução, a prefeitura suspendeu as aulas na rede municipal e recomenda que os moradores evitem sair durante os períodos de chuva intensa.
As autoridades pedem que a população acompanhe as informações somente através dos canais oficiais e siga rigorosamente as orientações da Defesa Civil.
Em situações de emergência, a orientação é buscar locais seguros e contatar os serviços de socorro imediatamente. O monitoramento da situação está sendo realizado em tempo real pelas equipes estaduais e municipais.

