19.5 C
Brasília
quarta-feira, 11/02/2026

Cirurgias de olhos para indígenas no Amazonas

Brasília
aguaceiros fortes
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
94 %
4.1kmh
75 %
qua
20 °
qui
22 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
27 °

Em Brasília

Indígenas que moram na região do Médio Rio Solimões, no Amazonas, estão participando da segunda fase de um mutirão do programa Agora Tem Especialistas, que faz cirurgias para tratar catarata e pterígio. Essa ação acontece entre os dias 11 e 22 de fevereiro de 2026, na cidade de Itamarati, e atende comunidades assistidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Solimões e Afluentes.

Nesta fase, aproximadamente 30 pacientes indígenas, que já foram avaliados anteriormente, serão operados no Hospital Municipal de Itamarati. O programa tem o objetivo de diminuir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa iniciativa continua os atendimentos que começaram em 2025, quando foram feitos 624 atendimentos especializados, incluindo consultas, exames, triagens e avaliações, além de identificar casos que precisavam de acompanhamento contínuo.

Segundo o Weibe Tapeba, secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, o programa amplia o acesso das comunidades indígenas aos cuidados especializados. “O programa Agora Tem Especialistas tem levado serviços de média e alta complexidade às comunidades mais afastadas, de maneira humana e focada nas necessidades reais dos povos indígenas”, destacou ele.

No segundo semestre de 2025, o programa fez mais de 21 mil atendimentos em aldeias indígenas por todo o Brasil.

Essa ação envolve a colaboração entre várias instituições: o Ministério da Saúde coordena o programa; a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) ajuda na implementação e acompanhamento; a Associação Médicos da Floresta (AMDAF) executa a parte técnica por meio de um acordo de cooperação; e o DSEI Médio Rio Solimões gerencia a organização do território e o fluxo de pacientes.

Veja Também