O projeto Cinema Voador está realizando sessões gratuitas em três localidades do Distrito Federal: Arapoanga, Planaltina e Estrutural. As apresentações acontecem em lugares abertos, onde o público pode assistir a filmes brasileiros clássicos e raros, além de uma mostra especial para crianças, que inclui animações, celebrando os mais de 80 anos do filme Fantasia, de Walt Disney.
Os títulos selecionados destacam a diversidade e a riqueza do cinema nacional. Conforme o idealizador do projeto, José Damata, as obras exibidas são verdadeiros tesouros de diretores renomados como Joaquim Pedro de Andrade, Rosemberg Cariry e Paulo Thiago. O objetivo é levar filmes de alta qualidade às periferias, atraindo novos públicos e despertando o interesse pelo cinema.
As sessões iniciaram em Planaltina, no Vale do Amanhecer, com filmes como A fera do mar, Corisco e Dadá, A vida é um sopro e Paisagem natural. Em 15 de agosto, o evento retorna para a Praça da Igrejinha, em Planaltina. Em Arapoanga, as exibições serão na Praça dos Esportes, e na Estrutural, as sessões ocorrem na Praça da Administração, sempre no fim da tarde.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, levar o Cinema Voador a várias regiões do Distrito Federal promove um sentimento de pertencimento e aproxima as comunidades das políticas culturais. Ele destaca que o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é um patrimônio cultural do DF e que as sessões gratuitas reafirmam que o festival é para toda a população.
Trajetória
O criador do Cinema Voador, José Damata, viaja pelo país não só levando filmes às comunidades periféricas, mas também incentivando a reflexão e a inclusão social. Desde 1994, o projeto foi pensado para ser acessível, com espaço adaptado para mobilidade e recursos para garantir diversão a todos. Claudio Abrantes ressalta que é emocionante ver como o cinema pode unir pessoas e emocionar grandes públicos.
Na última década, o Cinema Voador participou de várias edições do Festival de Cinema de Brasília. Em 2024, passou por Ceilândia e Taguatinga, reforçando sua presença no Distrito Federal.
Festival
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro está na 58ª edição, comemorando 60 anos. É considerado o evento mais tradicional do cinema nacional, organizado pelo Instituto Alvorada e pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
O festival acontece entre 12 e 20 de setembro no Cine Brasília, com a abertura oficial marcada pelo filme O agente secreto, do diretor Kleber Mendonça Filho. Outra novidade nesta edição é a participação de um júri internacional, em parceria com a Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica, que celebra seus 100 anos em 2025. Críticos de três países irão avaliar produções na Mostra Caleidoscópio.
Já encerradas as inscrições para submissão de filmes, em breve será divulgada a lista oficial dos curta e longas-metragens selecionados para o evento.
Programação do Cinema Voador:
- Arapoanga
13 de agosto às 18h – Exibição dos filmes Fantasia, Couro de gato, O calango e Corisco e Dadá. Local: Praça dos Esportes. - Planaltina
15 de agosto às 18h – Filmes Fantasia 2ª parte e Sagarana o duelo. Local: Praça da Igrejinha. - Estrutural
21 de agosto às 18h – Sessão com A fera do mar e Corisco e Dadá. Local: Praça da Administração.
22 de agosto às 18h – Filmes Fantasia, o curta Brasília, contradições de uma cidade nova e Sagarana o duelo. Local: Praça da Administração.
Essas sessões gratuitas são uma oportunidade para a comunidade desfrutar da cultura e ampliar o acesso ao cinema nacional de qualidade.