A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em colaboração com o Cine Brasília, organizou uma sessão de cinema especial para 30 alunos do Centro de Ensino Especial 01 de Brazlândia (CEEPLS) nesta quarta-feira (3). Foi exibido o filme O Natal da Patrulha Canina e o curta Antes d’Eu Era Nós, proporcionando uma experiência inclusiva e divertida para o grupo.
A sessão faz parte do projeto Territórios Culturais, que busca aumentar o acesso dos estudantes da rede pública ao patrimônio cultural da capital. Para os alunos neurodivergentes, o cinema oferece uma forma mais confortável e respeitosa de aproveitar o filme, com ajustes para o conforto sensorial.
O projeto é uma iniciativa conjunta da SEEDF e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). Nas sessões adaptadas, a sala conta com iluminação suave, volume do som mais baixo e livre circulação, para que cada aluno possa assistir ao filme da maneira mais confortável possível.
Para a diretora da escola, Edvânia Gomes, esta ação vai além da acessibilidade, é uma valorização da diversidade. “Nós do CEEPLS agradecemos muito a realização da sessão especial. Ela valoriza a diversidade humana em sua forma mais genuína. Ajustes simples, como o som com volume reduzido, luzes parcialmente acesas e liberdade de movimentação, criam um ambiente onde cada estudante pode aproveitar o cinema com conforto, segurança e sem medo de ser julgado.”
A dona de casa Adailma Brandão, de 59 anos, que acompanhou o neto Alef Brandão, de 6 anos, contou que a alegria começou já no ônibus. “Ele ficou batendo palmas, muito contente. Ele não fala muito, mas demonstrou felicidade o tempo todo. As outras crianças também estavam animadas, conversando sobre o cinema e dizendo que iam se divertir. Essas oportunidades são muito boas para eles, ajudam no desenvolvimento. É um passeio que fica marcado.”
O assessor da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), Alex Mendes Vasconcelos, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso de ampliar o acesso dos alunos neurodivergentes a espaços culturais diversos. “Esta ação fortalece a inclusão de verdade. A programação adaptada permite que todos vivenciem a cultura juntos.”
A professora Ilane Nogueira, representante do projeto Territórios Culturais no Cine Brasília, destacou que o acesso ao patrimônio cultural da capital tem atingido muitos estudantes da rede pública. “Além do Cine Brasília, temos atividades no Memorial dos Povos Indígenas, no Museu da República e no Catetinho. Só no segundo semestre de 2025, mais de três mil alunos participaram das ações no Cine Brasília. Isso mostra o impacto e a importância do projeto.”

