O Ministério da Saúde lançou uma nova fase do atendimento móvel para pacientes do sistema público com o programa Agora Tem Especialistas. Nesta etapa, cinco carretas voltadas à saúde da mulher vão atender em cidades de Alagoas, Rio Grande do Sul, Pará, Piauí e no Distrito Federal.
Durante a campanha Outubro Rosa, essas unidades móveis oferecerão consultas, exames, biópsias e diagnósticos focados na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou Ceilândia no Distrito Federal para acompanhar o início do atendimento e ressaltou que o programa pretende diminuir o tempo de espera para exames e procedimentos.
“Estamos instalando hoje em Ceilândia tudo que as mulheres aguardam na fila para esse tipo de atendimento”, afirmou.
Espera-se que aproximadamente 1,5 mil mulheres sejam atendidas nos próximos 30 dias no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia, onde a carreta está estacionada. A marcação das consultas e encaminhamentos é feita pelas secretarias de saúde locais.
As outras quatro unidades chegaram, na sexta-feira seguinte, às cidades de Arapiraca (AL), Abaetuba (PA), Floriano (PI) e Pelotas (RS).
Atualmente, 28 carretas estão em operação em 22 estados de todas as regiões do Brasil, permanecendo por pelo menos 30 dias antes de se deslocarem para outras localidades. A meta é atingir 150 unidades móveis até 2026.
Durante o Outubro Rosa, mais de 42 mil pacientes do sistema público serão atendidas nessas unidades móveis, que contam com equipamentos completos, materiais e equipes especializadas para realizar cerca de 130 mil procedimentos. O investimento para a campanha é de quase 19 milhões de reais.
Desde o começo de outubro, as carretas já estão presentes em várias cidades, como Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), e outras.
Para prevenção e diagnóstico do câncer de mama, as unidades oferecem mamografias, ultrassonografias, punção com agulha grossa, biópsias e exames de anatomia patológica. Para o câncer do colo do útero, são realizados colposcopias, biópsias, exames anatomopatológicos e tratamentos terapêuticos.
A saúde ginecológica geral também é assistida com ultrassonografias transvaginais e pélvicas disponíveis para as mulheres.
