Cinco jornalistas estão entre pelo menos 20 pessoas que perderam a vida devido a ataques com mísseis realizados por Israel contra o Hospital Nasser, localizado no sul de Gaza, nesta segunda-feira (25/8), conforme informações das autoridades de saúde.
As vítimas fatais jornalistas são: Hussam al-Masri, da Reuters; Mariam Abu Dagga, da Associated Press; Mohammed Salam, da Al Jazeera; Moaz Abu Taha, fotojornalista da NBC; e Ahmad Abu Aziz, do Quds Feed.
Outro jornalista da Reuters, Hatem Khaled, ficou ferido durante o ataque.
Imagens da agência de notícias Alghad TV mostram membros da defesa civil usando coletes laranja enquanto jornalistas são atingidos por uma bomba ao tentar resgatar o corpo de Masri, que já havia sido morto em uma investida anterior no quarto andar do hospital.
A Associated Press divulgou um comunicado expressando choque e tristeza com a morte de Mariam Abu Dagga e de seus colegas jornalistas.
“Estamos empenhados em proteger a segurança de nossos jornalistas em Gaza, para que possam continuar a fornecer relatos importantes de testemunhas, mesmo em condições perigosas”, afirmou a agência.
A Reuters também manifestou pesar pela morte de Hussam al-Masri e pelo ferimento de Hatem Khaled. Um porta-voz da empresa pediu ajuda urgente às autoridades de Gaza e Israel para tratar Hatem.
Os jornalistas estavam cumprindo uma missão de cobertura jornalística no Hospital Nasser, conforme comunicado da assessoria de imprensa do território palestino sob controle do Hamas.
Até o momento, não houve posicionamento oficial do exército israelense sobre os fatos.
Este episódio ocorre algumas semanas após Israel ter ocasionado a morte de um grupo de jornalistas da Al Jazeera em Gaza, sob a alegação de que eram membros do Hamas.
Informações adicionais foram obtidas através do The Guardian.