26.5 C
Brasília
domingo, 11/01/2026

Cinco cabeças humanas são achadas penduradas em praia no Equador

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
26.5 °
23.1 °
47 %
4.6kmh
40 %
seg
27 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
22 °

Em Brasília

A polícia do Equador encontrou cinco cabeças humanas penduradas ao lado de uma placa de advertência em uma praia turística na cidade de Puerto López, província de Manabí, neste domingo (11/1).

Este local é conhecido por ser um destino popular para avistamento de baleias, mas também enfrenta uma crescente onda de violência armada. No último fim de semana de dezembro, diversos ataques ocorreram na região, resultando em várias mortes, incluindo uma bebê.

Investigadores confirmaram a verificação das cinco cabeças penduradas próximas a um hotel na orla. As imagens que circulam nas redes sociais mostram as cabeças amarradas a postes de madeira, próximas à areia e ao mar.

Junto às cabeças, havia uma mensagem em uma tábua de madeira que dizia: “O povoado é nosso. Continuem a assaltar os pescadores e a exigir comprovantes de vacinação, nós já os identificamos.” No contexto local, “vacinas” referem-se a extorsões feitas por grupos criminosos a moradores e comerciantes, sob uma pretensa proteção.

As autoridades estão investigando o caso, mas até o momento não identificaram os responsáveis, nem localizaram os corpos completos das vítimas.

Entre 2019 e 2024, o Equador enfrentou um aumento de 588% no número de homicídios, devido em parte às alterações nas rotas do tráfico de drogas, colocando o país entre os mais violentos da América Latina.

Veja Também