27.5 C
Brasília
quinta-feira, 19/02/2026

Cinco atendimentos por hora devido ao calor no carnaval do Rio

Brasília
chuva fraca
27.5 ° C
28.4 °
27.5 °
51 %
4.6kmh
75 %
qui
26 °
sex
24 °
sáb
24 °
dom
22 °
seg
20 °

Em Brasília

Durante o carnaval, as unidades de Pronto Atendimento (UPA) do estado do Rio de Janeiro registraram a chegada de cinco pacientes a cada hora com sintomas causados pelo calor intenso.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, tontura, náuseas, pele quente e seca, batimentos cardíacos acelerados, temperatura alta, problemas de visão, confusão mental, respiração rápida, desidratação, insolação e desequilíbrios no organismo.

Os locais com maior número de atendimentos relacionados ao calor foram Realengo, Botafogo e Irajá. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), entre 13 e 17 de fevereiro, 647 pessoas foram atendidas nas UPAs estaduais com sintomas ligados ao calor.

No total, durante os dias de carnaval, as 27 UPAs do estado realizaram 27.433 atendimentos, representando um aumento de 2,05% em relação ao carnaval anterior. As queixas mais frequentes foram dores pelo corpo e problemas gastrointestinais. As unidades de Mesquita, Campo Grande I e Nova Iguaçu foram as que receberam mais pacientes.

O Samu 192 da capital, operado pela SES-RJ, atendeu 3.262 ocorrências, com maior número de casos em bairros como Campo Grande, Centro, Copacabana, Santa Cruz e Guaratiba. As principais causas de chamadas foram problemas cardiovasculares, neurológicos e quedas.

Veja Também