29.5 C
Brasília
terça-feira, 28/10/2025

Cientistas conseguem imprimir vasos sanguíneos artificiais

Brasília
nuvens quebradas
29.5 ° C
29.8 °
29.5 °
36 %
4.6kmh
75 %
ter
29 °
qua
34 °
qui
35 °
sex
29 °
sáb
25 °

Em Brasília

Pesquisadores das universidades de Sydney, Stanford, Harvard e do MIT, em um trabalho conjunto, tornaram possível a impressão de micro vasos sanguíneos, utilizando máquinas específicas para tecidos biológicos.

Segundo os cientistas, criar uma massa de carne similar a um músculo ou órgão já era possível, mas, sem vasos sanguíneos passando por ela, não dava para alimentá-la com nutrientes e oxigênio, o que faria com que morresse logo. Com a nova tecnologia, a ciência está um passo mais próxima de imprimir órgãos inteiros para transplante.

A técnica envolve a criação de um pequeno “esqueleto” dos vasos sanguíneos, ao redor do qual as células podem crescer, tomando a forma correta. Após isso, o esqueleto interno é dissolvido (devido ao material de que é feito), deixando apenas os vasos vazios, prontos para a passagem de sangue.

A tecnologia ainda não está disponível para uso em hospitais e não há previsão para sua utilização.

Fonte: Olhar digital

Veja Também