17 C
Brasília
sábado, 25/10/2025

Cid afirma que Filipe Martins alterou decreto a pedido de Bolsonaro e mostrou a militares

Brasília
céu pouco nublado
17 ° C
17 °
16.7 °
77 %
4.3kmh
15 %
sáb
27 °
dom
32 °
seg
31 °
ter
31 °
qua
24 °

Em Brasília

O tenente-coronel Mauro Cid declarou em audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-assessor presidencial Filipe Martins modificou uma minuta de decreto, com medidas para mudar o resultado das eleições de 2022, por solicitação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Martins nega envolvimento.

Cid revelou que Filipe Martins apresentou os detalhes do decreto em uma reunião com Bolsonaro e os comandantes das Forças Armadas no Palácio da Alvorada, no último trimestre de 2022.

Durante o depoimento ao ministro-relator Alexandre de Moraes, Cid afirmou que após um encontro com Bolsonaro, Martins retornou com o decreto contendo anotações feitas pelo então presidente, representando as mudanças solicitadas.

Cid explicou que Martins usou o computador para incluir as modificações pedidas por Bolsonaro. O decreto previa prisão de autoridades, a convocação de novas eleições e outras medidas relacionadas.

O tenente-coronel também confirmou que Martins participou de outras reuniões organizadas por Bolsonaro para tentar alterar o resultado eleitoral. Ele já havia mencionado essas reuniões em depoimentos anteriores.

O advogado do ex-assessor, doutor Jeffrey Chiquini, questionou Cid sobre um depoimento do ex-comandante do Exército, Freire Gomes, que disse não lembrar da presença de Martins nas reuniões com Bolsonaro. Entretanto, Cid reafirmou que ambos estiveram presentes em alguns desses encontros.

Estadão Conteúdo

Veja Também