O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou que um ciclone extratropical de grande porte vai afetar as regiões Sul e Sudeste do Brasil nos próximos dias. Conforme o órgão, os ventos devem variar entre 60 km/h e 100 km/h, podendo causar queda de árvores, destelhamento de residências e prejuízos em construções e plantações.
As áreas mais impactadas serão a região metropolitana de Porto Alegre, o sul e nordeste do Rio Grande do Sul e a parte sul de Santa Catarina. Além disso, as regiões devem enfrentar chuvas intensas, com perigo de enchentes, deslizamentos e transbordamentos de rios.
Frente fria em São Paulo
Uma frente fria também deve provocar mudanças significativas na temperatura da capital paulista nos próximos dias. Em comunicado divulgado neste domingo (27/7), a Defesa Civil de São Paulo alertou sobre ventos fortes a partir de segunda-feira (28/7).
As rajadas de vento podem vir acompanhadas de pancadas isoladas de chuva, porém com volumes não muito expressivos. A Faixa Leste, que inclui Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Capital e Região Metropolitana, Vale do Paraíba e todo o Litoral Paulista, será mais afetada.
“A frente fria também vai alcançar Santa Catarina e Paraná”, explicou Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, em entrevista.
Está prevista ainda uma ressaca marítima em todo o litoral, com ondas que podem chegar a até 3 metros de altura. A Defesa Civil orienta atenção redobrada nas áreas costeiras, principalmente para embarcações pequenas, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias.
Como se proteger
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, recomenda-se tomar os seguintes cuidados durante ventos fortes:
- Buscar um local seguro para se abrigar, evitando ficar perto de árvores ou estruturas metálicas frágeis;
- Manter distância de janelas, vidros e objetos pontiagudos;
- Não realizar trabalhos em andaimes ou com estruturas metálicas;
- Ao dirigir, evitar passar ou estacionar próximos a cabos elétricos, torres, outdoors e outras estruturas instáveis;
- Reforçar telhados, portas e janelas com travas e trancas;
- Retirar objetos soltos das áreas externas, como vasos, bicicletas e móveis, para prevenir acidentes;
- Evitar ficar sob árvores ou estruturas vulneráveis.