Carlos Villela
Porto Alegre, RS (Folhapress)
Um ciclone extratropical passou pelo Rio Grande do Sul e causou problemas em pelo menos 14 cidades do estado, com ventos acima de 100 km/h.
Na tarde da terça-feira (9), a chuva causou enchentes em Osório, no litoral norte, onde a água chegou até a metade das portas dos carros.
Em Porto Alegre, na madrugada de quarta-feira (10), a chuva fez o arroio Sarandi transbordar na zona norte. O vento na capital chegou a 51,9 km/h.
Nas últimas 12 horas, choveu muito em várias cidades, incluindo 127 mm em Camaquã, onde famílias foram retiradas por risco de enchente no bairro Getúlio Vargas. Cristal teve 125 mm e Barra do Ribeiro 115 mm. Venâncio Aires, na serra, teve o maior volume em um único dia, 158,8 mm. A previsão é que o tempo melhore na serra e piore no litoral a partir de quarta (10).
Além de Osório e Camaquã, outras cidades com ocorrências registradas pela Defesa Civil na terça são Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Bom Retiro do Sul, Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande, Sentinela do Sul, Tapes e Turuçu.
Para segurança, as cidades de Tramandaí, Cidreira, Pinhal e Torres no litoral cancelaram as aulas municipais. Camaquã e Piratini também suspenderam as aulas.
Foram medidos ventos de 67 km/h em Tramandaí, 66,7 km/h em Pelotas, 65,2 km/h em Herval e 60,1 km/h em Santa Vitória do Palmar, cidades perto do mar.
As regiões Metropolitana de Porto Alegre, litoral norte e sul, e áreas da serra estão em alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Na segunda-feira, ventos fortes acima de 100 km/h causaram estragos em Flores da Cunha, na serra gaúcha, atingindo mais de 60 casas, uma escola, um hospital e deixando 5.000 pessoas sem luz, o que representa um sexto da população local.
Três vinícolas foram danificadas pelo vento, que derrubou telhado, paredes e tanques usados para guardar vinho. Um gabinete de crise formado por bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e prefeitura foi criado para ajudar a população com lonas e atendimento. Não houve feridos.
No dia anterior, também foram registrados danos e enchentes em Antônio Prado, Barão, Caxias do Sul, Estrela, Farroupilha, Garibaldi, Gentil, Lajeado, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Vendelino, Taquari e Teutônia.
O ciclone deve seguir para o mar na quinta-feira (11), mantendo o tempo instável durante o dia. O clima deve melhorar na sexta (12) e no sábado (13).

