O ciclone extratropical perdeu intensidade, e segundo a Climatempo, o sol deve predominar nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Contudo, ainda são esperadas chuvas moderadas a fortes nas áreas Centro-Oeste, Norte e Nordeste nesta quinta-feira (11/12).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta para perigo potencial de chuvas intensas em 15 estados, as precipitações podem alcançar 50 mm por dia, e os ventos podem soprar a até 60 km/h. Os estados sob aviso são: Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins.
Ventos fortes
No Sul, apesar do retorno do sol após dias de chuva, a influência do ciclone contínua gerando ventos fortes. O litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina está em alerta máximo para ventos costeiros.
Em comunicado, a Marinha do Brasil indicou possível ressaca na região costeira do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com ondas de direção sudeste chegando a 3,5 metros de altura na noite desta quinta-feira. As temperaturas máximas previstas são de 28°C em Florianópolis (SC), 25°C em Curitiba (PR) e 17°C em Porto Alegre (RS).
Na Região Sudeste, São Paulo e Minas Gerais registrarão rajadas intensas de vento e calor, com termômetros marcando até 30°C na capital paulista e 28°C em Belo Horizonte (MG).
Centro-Oeste, Norte e Nordeste
A Região Centro-Oeste também enfrentará ventos fortes e umidade que contribui para pancadas de chuva, auxiliada pela convergência de umidade vinda da Amazônia.
Na Região Norte, a influência de uma frente fria oceânica promoverá chuvas e tempestades nos estados do Amazonas, Pará, Acre e Tocantins.
O Nordeste terá baixa umidade do ar em estados como Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com altas temperaturas que podem chegar a 31°C em Fortaleza (CE) e Natal (RN), e até 32°C em Recife (PE). A região experimenta um clima muito seco e temperaturas elevadas.
Recomendações do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia recomenda que a população evite sair durante condições climáticas adversas, vigie possíveis mudanças em encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para quem reside em áreas suscetíveis a fortes chuvas, são indicados cuidados como:
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Observar alterações em encostas;
- Permanecer em local seguro e evitar se abrigar debaixo de árvores, para prevenir riscos de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
- Em casos de enchentes, proteger pertences com sacos plásticos;
- Buscar informações com a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

