Chuvas fortes e inundações provocaram cerca de 600 óbitos no sul e sudeste da Ásia até este sábado (29/11), segundo informações de agências internacionais. A região está passando pela temporada de monções, caracterizada por chuvas intensas e ventos sazonais, mas neste ano as tempestades tropicais reforçadas pelo ciclone Senyar pioraram a situação.
As precipitações tiveram início há cerca de uma semana, afetando especialmente Indonésia, Malásia, Tailândia e Sri Lanka. Este evento representa uma das maiores inundações sofridas pela região em anos.
Dados oficiais dos países indicam que até agora foram contabilizadas 300 mortes na Indonésia, 162 na Tailândia e 130 no Sri Lanka, onde outras 170 pessoas estão desaparecidas. Além das inundações, ocorreram diversos deslizamentos de terra.
Na Tailândia, somente na última semana, as chuvas impactaram fortemente pelo menos 1,4 milhão de residências e 3,8 milhões de habitantes. Equipes de resgate enfrentam dificuldades para acessar a ilha de Sumatra, onde houve 111 mortes e é recomendada a evacuação da área.
De acordo com a agência de notícias AFP, o nível das águas atingiu até três metros nos locais mais afetados, caracterizando essa inundação como uma das mais severas da última década.

