19.5 C
Brasília
quarta-feira, 25/02/2026

Chuvas fortes causam alagamentos em Matias Barbosa e bloqueiam serviços essenciais

Brasília
nuvens dispersas
19.5 ° C
20.6 °
19.5 °
94 %
2.6kmh
40 %
qua
28 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
23 °
dom
25 °

Em Brasília

A prefeitura de Matias Barbosa, em Minas Gerais, declarou estado de emergência nesta terça-feira (24) por causa das chuvas intensas que inundaram grande parte da cidade. Com aproximadamente 14 mil moradores, a cidade, próxima de Juiz de Fora, vive uma situação grave, agravada pelas mortes e desaparecimentos em cidades vizinhas.

Na região, as inundações já foram responsáveis por pelo menos 21 mortes em Juiz de Fora devido a deslizamentos, conforme o Corpo de Bombeiros. Em Ubá, a cerca de 110 quilômetros de distância, sete pessoas perderam a vida. Além disso, 40 pessoas ainda estão desaparecidas, com casos de soterramento.

Por causa das enchentes, a Secretaria de Educação suspendeu as aulas em todas as escolas municipais para evitar riscos no deslocamento de alunos e professores, sem previsão para retorno. A Secretaria de Saúde fechou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a farmácia principal, concentrando o atendimento urgente na Policlínica Municipal.

Para ajudar as famílias afetadas, as escolas municipais Marieta Miranda Couto, no bairro Nossa Senhora da Penha, e Lucy de Castro Cabral, no centro da cidade, foram transformadas em pontos de acolhimento, onde são oferecidas refeições aos residentes desalojados. A prefeitura pede que doações de alimentos, água limpa, produtos de higiene, roupas e itens essenciais sejam entregues nestes locais. Outros pontos de coleta são a Escola Municipal Orlinda de Albuquerque Castro e a Creche Municipal Heley.

O estado de calamidade facilita a execução de ações emergenciais e o acesso a recursos federais para assistir as famílias afetadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região acumulou 209,4 milímetros de chuva recentemente, totalizando 589,6 milímetros em fevereiro. Uma frente fria parada no litoral sudeste mantém o tempo instável. A partir de quarta-feira (25), uma nova frente fria pode gerar chuvas intensas na Zona da Mata e Sul/Sudoeste de Minas. Na quinta-feira (26), uma área de baixa pressão perto do litoral aumentará as chuvas em várias regiões, incluindo Belo Horizonte, com expectativas de precipitação entre 40 e 60 milímetros.

Com o solo já muito úmido, as autoridades recomendam cuidado máximo para evitar riscos de alagamento, enxurradas e deslizamento, principalmente em áreas de risco.

Veja Também