19.5 C
Brasília
sexta-feira, 05/12/2025

Chuvas e tempestades continuam nesta sexta; veja o clima na sua região

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
21.7 °
19.5 °
89 %
0.5kmh
75 %
sex
23 °
sáb
23 °
dom
23 °
seg
24 °
ter
20 °

Em Brasília

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira, dia 5 de dezembro, será chuvosa em grande parte do Brasil. A zona de convergência do Atlântico Sul está atuando fortemente, trazendo chuvas intensas para regiões do Sudeste e gerando riscos de alagamentos, enchentes e transbordamentos de rios.

O Inmet emitiu alertas para chuvas fortes em 17 estados. Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais estão sob alerta máximo devido à possibilidade de precipitações que podem ultrapassar 100 mm em 24 horas.

Além disso, há previsão de pancadas de chuva também para as regiões Norte e Centro-Oeste, com volumes que podem alcançar 50 mm por dia, acompanhados de ventos fortes, com rajadas de até 60 km/h. As temperaturas máximas devem ser de 33°C em Manaus (AM) e Boa Vista (RR), 31°C em Cuiabá (MT) e 27°C em Goiânia (GO).

No Nordeste, a baixa umidade continuará predominando em estados como Piauí, Pernambuco e Alagoas, causando sensação de ressecamento. Já em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, as temperaturas devem alcançar até 31°C.

Na Região Sul do país, o clima ficará mais aberto, com poucas nuvens e chuvas isoladas, especialmente nas áreas litorâneas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Recomendações do Instituto Nacional de Meteorologia

  • Evitar sair durante o mau tempo.
  • Ficar atento a mudanças nas encostas.
  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível.
  • Buscar abrigo seguro em caso de ventos fortes e evitar se proteger debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
  • Em situações de enchentes, proteger pertences com sacos plásticos para evitar danos.
  • Em caso de emergência, contactar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Veja Também