Os termômetros registraram o dia mais quente da história do Distrito Federal neste domingo (15/10), com a máxima de 37,3°C. A umidade relativa do ar ficou em 11% e a Defesa Civil estendeu o estado de emergência para os brasilienses.
Com essas condições climátics, a Defesa Civil recomenda a suspensão de prática de atividades físicas entre 10h e 16h, período em que a umidade permanece abaixo de 20%. A ingestão de líquidos, como água e água de coco é essencial, independente de apresentar sede ou não. O mínimo recomendado é ingerir pelo menos seis copos por dia. O uso de protetor solar, cremes hidratantes ou óleos vegetais em abundâncias evita o ressecamento da pele.
Para amenizar o tempo seco, umidificadores, toalhas molhadas e bacias com água ajudam a manter o ambiente úmido. Duas gotas de soro fisiológico em cada narina devem ser usadas, pelo menos seis vezes ao dia, isso evita o ressecamento nasal, diminuindo a ocorrência de sangramentos. Banhos quentes prolongados, excesso de sabonete, aparelho de ar-condicionado, roupas escuras, e refeições pesadas devem ser evitados.