Após dias de muito calor e tempo seco, o Distrito Federal deve ter uma pequena melhora no clima com o aumento da umidade e a possibilidade de chuvas pontuais entre segunda e quarta-feira, dias 13 a 15 de outubro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas chuvas serão de intensidade leve a moderada e aparecerão de forma irregular e localizada, como é comum nesse período de transição.
As temperaturas mínimas devem variar entre 19°C e 22°C, e as máximas podem chegar a 33°C durante a semana. A umidade do ar, que estava baixa, começará a subir gradualmente. No fim de semana, a umidade deve variar entre 25% e 65%, aumentando no início da próxima semana, podendo alcançar até 90%.
Além disso, a instabilidade do tempo que está em Goiás deve chegar ao Distrito Federal, aumentando a chance de chuvas isoladas. O Inmet destaca que o DF está se aproximando do início do período chuvoso, que deve se intensificar nas próximas semanas, com chuvas mais frequentes a partir de novembro.
Alguns sinais dessa mudança são o aumento da umidade, da temperatura, da nebulosidade e a ocorrência de chuvas localizadas, às vezes com ventos fortes. As condições atuais estão dentro do esperado para essa época do ano, conforme o Inmet.
Transição do clima
Andrea Ramos, meteorologista, explica que a volta das chuvas está ligada ao avanço de uma frente fria pelo país que afeta o tempo no Distrito Federal. Embora a frente não atinja diretamente a região, ela traz umidade que favorece chuvas no início e meio da semana. A previsão indica chuvas de segunda-feira (13) a quinta-feira (16), podendo ocorrer também na sexta-feira (17). Ela ressalta que a nebulosidade vai aumentar e permanecer alta durante a semana, que será bastante chuvosa.
Andrea lembra ainda que outubro é um mês de transição entre o período seco e o chuvoso, com características típicas da primavera: o calor continua, mas com mais umidade e nuvens, gerando pancadas de chuva no fim da tarde, que podem vir acompanhadas de trovões, ventos fortes e até granizo.
Andrea também diz que o país está passando por uma fase de neutralidade climática, sem influência do El Niño ou La Niña, o que mantém o clima típico das estações. Há uma previsão de que a La Niña venha a se formar no final de outubro, o que pode baixar as temperaturas, pois as chuvas geralmente ajudam a reduzir o calor intenso.