SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O primeiro dia do ano de 2026 em São Paulo terá muita chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisou sobre um alerta amarelo por causa de chuvas fortes em todo o estado na quinta-feira (1º).
Na cidade de São Paulo, a chuva deve cair o dia todo, mas a temperatura vai continuar alta. Espera-se que chegue a 30°C na região do Mirante de Santana, na zona norte, onde são feitas as medições oficiais.
A Defesa Civil do estado informou que o tempo vai mudar bastante em São Paulo.
Segundo os meteorologistas da Defesa Civil, o bloqueio atmosférico vai enfraquecer e a onda de calor que trouxe temperaturas altas recentemente vai acabar, dando lugar a chuvas constantes.
Nos primeiros dias de janeiro, uma frente fria que passa devagar pela costa do estado deve aumentar a instabilidade, provocando chuvas fortes e temporais em várias áreas.
Na sexta-feira (2), outra frente fria vai chegar na costa paulista, trazendo tempo nublado e chuva em qualquer hora do dia, principalmente na área leste, que inclui a região metropolitana de São Paulo, e no litoral.
Estas chuvas podem ser moderadas a fortes, podendo causar problemas como alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e bloqueio de ruas, especialmente nos locais mais frágeis.
A Defesa Civil avisou que até domingo (4) pode chover muito nas regiões do Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista e litoral norte.
Na região metropolitana de São Paulo, também deve chover bastante até domingo.
Por causa da expectativa dessas fortes chuvas, o governo de São Paulo ativou o gabinete de crise para organizar ações de prevenção e ajudar as cidades.
Embora a chuva seja forte, quem está aproveitando o feriado de Ano-Novo na praia vai sentir calor intenso. Em Guarujá, a temperatura pode chegar a 37°C nesta quinta-feira. No domingo não deve chover, mas o dia ficará nublado com máxima de 30°C.
O mesmo acontece em Ubatuba, no litoral norte.

