A previsão do tempo para esta quinta-feira (19/2) indica instabilidade em muitas partes do Brasil. A chegada de uma frente fria no Sul e outros sistemas meteorológicos, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no Nordeste, trazem chuva forte, risco de temporais, ventos fortes e calor elevado.
Região Sul
Nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a frente fria aumenta as instabilidades, principalmente nas áreas oeste, sudoeste e sul do Paraná, no oeste de Santa Catarina e em algumas partes do interior e da Campanha Gaúcha. Há risco de temporais e grande volume de chuva nestas regiões. Ventos podem atingir entre 40 km/h e 50 km/h. As temperaturas permanecem altas no norte e oeste do Paraná, enquanto no sul do Rio Grande do Sul apresentam uma leve queda.
Porto Alegre (RS): tempo firme, sol e máxima de 31°C.
Curitiba (PR): chance de chuva rápida na madrugada, com sol entre nuvens ao longo do dia e máxima de 29°C.
Região Sudeste
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo terão pancadas de chuva durante o dia, com risco de temporais em áreas do interior de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e metade sul do Rio de Janeiro. Na Grande São Paulo, a chuva pode ser moderada à tarde. O calor predomina, embora algumas áreas litorâneas e o sul de Minas Gerais tenham temperaturas mais amenas.
São Paulo (SP): chuva moderada à tarde e máxima de 28°C.
Rio de Janeiro (RJ): chuva moderada a forte desde cedo, máxima de 31°C.
Belo Horizonte (MG): sol entre nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde, máxima de 28°C.
Região Centro-Oeste
Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul apresentam pancadas de chuva desde a manhã. Em Goiás, há maior risco de temporais, enquanto no oeste e sul de Mato Grosso do Sul o tempo tende a ficar mais firme. O calor predomina na região.
Campo Grande (MS): pancadas ao longo do dia e máxima de 31°C.
Cuiabá (MT): chuva moderada a forte à tarde e máxima de 32°C.
Região Nordeste
A presença da ZCIT mantém a instabilidade principalmente na metade norte do Nordeste. Maranhão, Piauí, Ceará e partes do interior da Bahia podem ter chuva forte e temporais. No litoral, as chuvas são moderadas, enquanto o sul da Bahia tem tempo mais firme. Ventos entre 40 km/h e 50 km/h sopram em áreas do Rio Grande do Norte e da Bahia, e o calor é intenso.
Região Norte
Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Acre e Tocantins continuam com tempo instável, chuvas frequentes e risco de temporais, especialmente no Amazonas, leste do Amapá, norte de Rondônia e nordeste do Pará. As temperaturas seguem elevadas e o clima abafado. Em partes de Roraima, o tempo está mais firme, mas ventos fortes podem ocorrer.
Recomenda-se cuidado especial em áreas com previsão de temporais para evitar riscos de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas.

