20.5 C
Brasília
quinta-feira, 05/02/2026

Chuva forte causa risco em morros de Santos e alerta grave em Guarujá

Brasília
chuva fraca
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
94 %
1kmh
100 %
sex
24 °
sáb
26 °
dom
23 °
seg
23 °
ter
18 °

Em Brasília

Cidades na região do litoral paulista estão em alerta devido ao risco de deslizamentos por conta das fortes chuvas desta quinta-feira (5).

Em Santos, ainda não houve registros de incidentes, porém os morros estão sob estágio de atenção, conforme informado pela prefeitura.

Na manhã de quinta-feira, choveu 54,8 mm, o que corresponde a pouco mais da metade do acumulado do mês, que é 108,8 mm. A chuva cessou após as 10h.

Em Guarujá, a Defesa Civil estadual emitiu alerta máximo e ativou sirenes na comunidade Barreira do João Guarda. Foram registrados 118 mm de chuva em 12 horas, indicando risco iminente de deslizamentos.

Santos enfrenta pontos de alagamento, como a avenida Nossa Senhora de Fátima, que está impraticável para veículos pequenos em ambos os sentidos. Algumas vias estão parcialmente interditadas enquanto equipes trabalham para liberar o fluxo de água. Também foram registrados dois casos de queda e inclinação de árvores.

Devido às chuvas, a abertura oficial da passarela das escolas de samba de Santos foi adiada, mas o início dos desfiles permanece marcado para sexta-feira (6).

A prefeitura de Guarujá informou que cinco escolas foram abertas para acolher pessoas desabrigadas, e o Mirante das Galhetas está fechado por segurança.

Tenente Jordão, através das redes sociais da Defesa Civil paulista, comunicou o envio de alertas extremos para as regiões da Barreira do João Guarda e Vila Baiana, orientando a população a deixar as áreas de risco e procurar os abrigos municipais.

O tenente ressaltou ainda que, nas últimas 12 horas, Guarujá acumula mais de 120 mm de chuva, uma situação grave devido ao solo já bastante encharcado, com previsão de continuidade das chuvas pelo menos até domingo.

Veja Também