Chuvas intensas ocorreram no domingo (1º) na cidade de São Paulo e arredores, causando vários problemas atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Foram 65 chamados por árvores caídas, seis por desabamentos e 13 por inundações, sem vítimas.
A Defesa Civil do Estado informou que um prédio desocupado de quatro andares desabou em Guarulhos. Após avaliação técnica, a área foi isolada e bloqueada pela Defesa Civil local, que confirmou que não houve danos a prédios próximos nem feridos.
Outras cidades do estado também sofreram com as chuvas entre a tarde de domingo (1º) e segunda-feira (2), registrando telhados danificados, enchentes, muros e árvores caídos. Entre as cidades afetadas estão Peruíbe, Cotia, Itapecerica da Serra, Cabreúva, Jahu, Santa Isabel, Taubaté e Caçapava, todas sem vítimas.
A Defesa Civil fez um alerta para risco de chuvas contínuas, com raios, ventos fortes e possibilidade de granizo entre segunda (2) e terça-feira (3) em várias regiões. O órgão recomenda que as pessoas evitem áreas alagadas, enxurradas e ruas inundadas, busquem abrigo seguro durante tempestades e fiquem longe de árvores, postes e estruturas metálicas.
Nas regiões de encosta, é importante observar sinais de deslizamento, como rachaduras no chão, paredes e inclinação de árvores ou postes. Em emergências, ligue para a Defesa Civil no 199 ou para o Corpo de Bombeiros no 193.
