A terça-feira (16/12) promete muita chuva intensa em grande parte do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo estão em alerta máximo para tempestades e raios com volumes pluviométricos que podem ultrapassar 100 mm por dia, podendo ocasionar transtornos significativos.
Nas regiões Norte e Centro-Oeste, também são esperados volumes elevados de chuva e temperaturas elevadas. Conforme alertas do Inmet, poderá haver chuvas próximas a 60 mm por dia e ventos fortes que podem chegar a 100 km/h em estados como Tocantins, Pará, Mato Grosso e Goiás. As temperaturas máximas previstas atingem 32ºC em cidades como Palmas (TO) e Cuiabá (MT), 33ºC em Belém (PA) e 29ºC em Goiânia (GO).
O órgão meteorológico explica que a chegada de uma frente fria vai aumentar a umidade e o calor, o que favorece pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Este cenário é reforçado pela umidade vinda da Amazônia.
Na Região Centro-Oeste, além da frente fria, a umidade trazida do oceano contribui para temperaturas acima dos 30 °C.
Já no Sul, as tempestades alcançam o Paraná, com chuvas isoladas previstas para Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). As temperaturas na parte da manhã permanecem mais amenas, com máximas em torno de 28 °C nessas capitais.
Em contraste, o Nordeste apresenta baixa umidade do ar, especialmente em estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, o que pode causar desconforto e sensação de ressecamento. As máximas podem chegar a 32°C em Recife (PE) e Maceió (AL), e 31°C em Natal (RN), sem previsão de chuva para o dia.
Alertas do Instituto Nacional de Meteorologia
O Inmet recomenda que a população evite sair durante o mau tempo e fique atenta a alterações em encostas. É aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes. Além disso, oriente-se sobre as seguintes medidas de segurança:
- Desligar equipamentos elétricos e o quadro geral de energia;
- Observar sinais de instabilidade nas encostas;
- Permanecer em locais protegidos; em caso de ventos fortes, evitar abrigo sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
- Se houver inundação, proteger os pertences utilizando sacos plásticos;
- Buscar informações atualizadas junto à Defesa Civil através do telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
