Nos primeiros 20 dias de setembro, o volume de chuva no Sul do Brasil foi favorável para o cultivo das plantas de inverno, segundo informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu relatório agrícola mensal. O estado do Rio Grande do Sul registrou as maiores quantidades de precipitação.
A Conab destacou que, apesar da ocorrência de geadas e tempestades em algumas áreas, as condições para as principais regiões produtoras de trigo, que é a cultura mais comum no inverno, continuam boas. O nível de vegetação das plantações está similar ou superior ao da safra passada.
“No Rio Grande do Sul, maior produtor de trigo, a situação geral das plantações é considerada boa. No Paraná, outro produtor importante, o clima favoreceu a colheita, e a maior parte das plantações está em fase de amadurecimento. Em Santa Catarina, as plantações apresentam bom potencial produtivo”, informou a Conab. Lá, a maioria das culturas está ainda em crescimento, enquanto algumas já começaram a formar os grãos, beneficiadas pela umidade e alternância de períodos ensolarados.
Ao mesmo tempo, a plantação da nova safra de verão está progredindo, principalmente em áreas irrigadas ou com água suficiente no solo. “O plantio de arroz irrigado começou no Rio Grande do Sul, focado em áreas com cultivo pré-germinado, e em Santa Catarina, a semeadura está mais avançada na região do litoral Norte. Já o plantio do milho da primeira safra está rápido na região Sul, impulsionado pelo aumento das temperaturas e chuvas regulares”, explicou a Conab.
Sobre a soja, a Conab informou que o plantio está começando no Centro-Oeste, principalmente em áreas irrigadas. No Paraná, a nova safra foi iniciada em algumas regiões do oeste e sudoeste, onde a umidade do solo permite as atividades no campo e favorece o bom desenvolvimento das plantas, destacou a empresa.