Uma frente fria está se deslocando e trazendo chuvas para a região Sudeste nesta sexta-feira (29/8). Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo estão sob alerta amarelo devido à possibilidade de tempestades, com ventos fortes de até 60 km/h. Pequenas áreas nos estados de Goiás e Mato Grosso também estão incluídas nesse alerta.
Além disso, foi emitido um alerta para chuvas intensas nos estados do Amapá, Amazonas e Roraima, onde pode ocorrer precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm em um dia, juntamente com ventos intensos de até 60 km/h.
Segundo o Inmet, a presença dessa frente fria no oceano impulsiona a umidade necessária para as chuvas, somada a uma massa de ar quente na região central do país, que favorece o surgimento de rajadas fortes e tempestades.
Tempo firme
No interior do país, principalmente em grande parte das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, prevalece o tempo seco. A baixa umidade continua elevando o risco de queimadas e causando desconfortos de saúde, como ressecamento da pele e irritação nos olhos, boca e nariz.
A meteorologista Andrea Ramos destaca que agosto normalmente apresenta esse padrão de ar quente e seco, o que colabora para a significativa redução da umidade do ar. “Devemos observar essa condição de baixa umidade pelo menos até o final do mês”, ressaltou.
No litoral do Nordeste, especialmente em Pernambuco e Paraíba, um cavado — uma área alongada de baixa pressão que causa instabilidade — tem aumentado a nebulosidade e gerado chuvas moderadas na região.
Após vários dias de chuva, a região Sul do país terá dias de céu claro, com temperaturas amenas e sem risco de tempestades. A máxima prevista é de 17ºC para Curitiba (PR) e 21ºC para Porto Alegre (RS).