O tempo está instável nesta terça-feira (3) em muitas regiões do Brasil, com risco de tempestades, chuva forte e ventos fortes, conforme informações da Climatempo. Apesar disso, estados do Sul como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul enfrentam também alerta de calor elevado, o que gera um contraste entre calor intenso e chuva forte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o aviso de tempestade para várias regiões, válido até a noite de quarta-feira (4). O alerta indica precipitações entre 30 e 60 mm por hora (ou 50 a 100 mm por dia), ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
As regiões com maior risco incluem: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Centro-Sul Baiano, Norte Pioneiro Paranaense, Zona da Mata, Ocidental do Tocantins, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Vale do Rio Doce, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Região Metropolitana de Curitiba, Centro e Noroeste do Espírito Santo, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, além de Campinas, Oeste de Minas, Bauru e Piracicaba.
Previsão por regiões
Sul
Desde a madrugada, fortes pancadas de chuva atingem áreas do Paraná e o leste e litoral norte de Santa Catarina, com previsão de intensificação ao longo do dia, especialmente no litoral catarinense. No Rio Grande do Sul, a chuva pode se intensificar em pontos da Serra e interior, enquanto outras áreas devem ter tempo firme. Em Curitiba, a chuva é esperada durante todo o dia; em Porto Alegre, o tempo deve ser de sol e estável.
Sudeste
A instabilidade aumenta, com chuva moderada a forte, trovões e risco de tempestades isoladas. O risco maior está no norte, oeste, interior e extremo sul de São Paulo; no Triângulo Mineiro; no leste e Zona da Mata de Minas Gerais; e na Serra e noroeste do Rio de Janeiro. No Rio, há previsão de chuva na madrugada, sol pela manhã e pancadas novamente à tarde. Em Belo Horizonte, o risco de tempestades e volumes elevados de chuva aumenta.
Centro-Oeste
Previsão de pancadas moderadas a fortes em grande parte de Mato Grosso do Sul, com risco de tempestades. Durante o dia, as chuvas avançam e se intensificam em Goiás e no sul e oeste de Mato Grosso, com atenção especial para o sul do Mato Grosso do Sul.
Nordeste
Chove desde a madrugada em áreas do norte, sul, oeste e interior da Bahia, além da metade sul do Piauí e do Maranhão, com intensidade moderada a forte. No Ceará, a chuva tende a ser leve pela manhã. Nas demais áreas da região, o tempo está mais firme, com predomínio de sol e altas temperaturas, especialmente na Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Norte
As chuvas mais fortes e isoladas atingem o norte do Amazonas, o leste e sul do Pará e o Amapá desde as primeiras horas do dia. Com a intensificação da instabilidade, cresce a chance de chuva moderada a forte e tempestades no oeste do Acre, sul do Pará e grande parte do Tocantins.
Os órgãos meteorológicos recomendam atenção aos alertas locais, principalmente em áreas com histórico de alagamentos, deslizamentos e ventos fortes.
