26.5 C
Brasília
sábado, 14/02/2026

Chuva, calor e ventos fortes no Brasil nesta terça

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
27.8 °
26.5 °
57 %
4.6kmh
75 %
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
26 °

Em Brasília

A previsão do tempo para esta terça-feira indica instabilidade em muitas regiões do Brasil, com combinação de calor, umidade alta e sistemas climáticos que favorecem chuvas fortes, temporais isolados e ventos intensos. Algumas áreas terão chuvas irregulares, enquanto outras enfrentam risco de volumes significativos ao longo do dia.

Região Sul

No Sul, a influência do mar traz chuvas fracas no litoral desde cedo, enquanto o interior começa o dia com tempo mais estável. Entre o meio e o início da tarde, espera-se chuvas fracas no nordeste, interior e leste do Paraná e Santa Catarina, além da Serra Gaúcha. Durante o dia, áreas instáveis avançam pelo oeste, noroeste, norte, nordeste e interior do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre e oeste catarinense, com chuvas moderadas a fortes. No sul catarinense e nordeste paranaense, o calor e a umidade podem aumentar as precipitações.

As temperaturas continuam altas em toda a Região Sul. A umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30% no sudoeste e na Campanha Gaúcha. Ventos fortes de 40 a 50 km/h atingem o litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, podendo alcançar 70 km/h no litoral sul gaúcho.

Porto Alegre: manhã de sol e tempo firme; à tarde, pancadas moderadas a fortes. Máxima de 34 °C.

Curitiba: nevoeiro na madrugada, sol entre nuvens pela manhã e chuva fraca à tarde. Máxima de 27 °C.

Região Sudeste

A Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o tempo instável desde cedo em várias áreas do Sudeste. Norte, nordeste, interior e leste de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul, interior e oeste de Minas Gerais e partes do Rio de Janeiro têm chuvas moderadas a fortes desde cedo.

Ao longo do dia, as chuvas se espalham, com risco de temporais em Minas Gerais, no norte, interior e leste de São Paulo e em grande parte do Rio de Janeiro. A situação é de alerta para grandes acumulados no norte, interior e nordeste de São Paulo, além do Triângulo Mineiro e sudoeste mineiro. No Espírito Santo, pancadas moderadas a fortes são esperadas, especialmente no sul e oeste.

As temperaturas são mais amenas em algumas áreas paulistas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, sul e Triângulo Mineiro, enquanto o calor predomina em outras localidades. Ventos de 40 a 50 km/h podem ocorrer em boa parte de São Paulo e Minas Gerais.

São Paulo: chuva forte ao longo do dia, com risco de temporais. Máxima de 26 °C.

Rio de Janeiro: pancadas moderadas a fortes durante o dia. Máxima de até 30 °C.

Belo Horizonte: garoa na madrugada e chuva moderada a forte desde a manhã, com risco de temporais. Máxima de 26 °C.

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a instabilidade predomina desde cedo em partes de Mato Grosso e Goiás, com chuva moderada a forte, trovoadas e temporais isolados. No Mato Grosso do Sul, o leste tem chuva fraca pela manhã, enquanto o restante do estado apresenta períodos de sol.

Durante o dia, as pancadas continuam em Mato Grosso e Goiás, com risco de temporais e altos volumes de chuva no leste e centro-norte mato-grossense e na metade sul goiana. No Mato Grosso do Sul, a chuva aumenta no norte e leste, enquanto oeste e centro-sul apresentam mais sol. O calor predomina, mas a nebulosidade reduz temperaturas em algumas áreas. A umidade pode ficar abaixo de 30% no sudoeste sul-mato-grossense, e ventos de 40 a 50 km/h atingem a região.

Campo Grande: sol entre nuvens pela manhã e chuva fraca ao longo do dia. Máxima de 30 °C.

Cuiabá: chuva fraca na madrugada e pancadas moderadas a fortes ao longo do dia. Máxima de 29 °C.

Região Nordeste

No Nordeste, chuvas intensas ocorrem desde cedo no oeste da Bahia, sul do Maranhão e interior do Piauí. Instabilidades também atingem o litoral norte, enquanto no litoral da Bahia as chuvas são mais fracas.

Pela manhã, as instabilidades podem diminuir temporariamente, mas retornam ao longo do dia no Maranhão, Rio Grande do Norte, oeste e centro-sul da Bahia, norte e metade sul do Piauí e faixa norte do Ceará. Risco de temporais no oeste e sudoeste da Bahia. No leste da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, choverá moderadamente. Nas outras áreas, o tempo será quente e mais seco. A umidade pode ficar abaixo de 30% no norte da Bahia, com ventos de 40 a 50 km/h no litoral leste.

Região Norte

No Norte, a combinação de calor e umidade mantém o clima instável desde cedo. Prevê-se chuva forte no Pará, Amazonas, Tocantins e Amapá, com aumento entre fim da manhã e início da tarde.

O risco de temporais maior está no leste e sul do Amazonas, oeste e sul do Pará, leste do Acre e grande parte do Amapá. Rondônia, extremo sul do Amazonas e sudoeste do Pará podem ter volumes elevados. Sensação de abafamento é dominante, e no norte de Roraima a umidade relativa pode cair abaixo de 30%.

O cenário exige cuidado devido a possíveis transtornos por chuvas intensas, ventos fortes e calor elevado em várias regiões do país.

Veja Também