19.5 C
Brasília
terça-feira, 23/09/2025

Chupeta para adultos pode prejudicar os dentes e a mandíbula

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.9 °
88 %
3.1kmh
75 %
ter
30 °
qua
29 °
qui
28 °
sex
28 °
sáb
28 °

Em Brasília

GIULIA PERUZZO
FOLHAPRESS

Recentemente, viralizou nas redes sociais o uso de chupetas por adultos como forma de aliviar o estresse e a ansiedade. Contudo, além de profissionais da psicologia afirmarem que essa prática não traz benefícios para esses sintomas, dentistas estão preocupados com os riscos para a saúde bucal.

Especialistas alertam que o hábito de usar chupeta pode causar problemas até mesmo em bebês. “Apesar de ajudar a distrair e acalmar, é um comportamento repetitivo que pode causar danos à saúde dos dentes e ossos da face”, explica Sandra Silvestre, conselheira do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e especialista em Ortodontia e Odontopediatria.

Ela recomenda que a sucção não nutritiva, ou seja, que não tem a função de alimentar a criança, deve ser evitada após os dois anos de idade. Sandra destaca que não há estudos científicos sobre os efeitos do uso de chupeta em adultos, pois essa prática é recente.

“Certamente, o uso é desaconselhado e pode prejudicar os dentes e a mordida, já que o bico impede o fechamento correto da boca”, afirma. O CFO não recomenda o uso de chupeta por adultos por falta de evidências científicas sobre sua segurança.

Luciana Iwamoto, da Câmara Técnica de Ortodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), diz que mesmo que a sucção possa reduzir o ritmo cardíaco e a liberação de hormônios do estresse, ela pode causar dependência e problemas estéticos e funcionais na boca.

Ela enumera alguns problemas que o uso da chupeta pode causar:

  • Alterações nos dentes e ossos: a chupeta pode causar mordida aberta ou cruzada, dentes projetados para frente, desalinhamento geral e mudanças na posição da língua.
  • Problemas na musculatura da face: pode enfraquecer os músculos da mastigação e a articulação temporomandibular (ATM), causando dores, dificuldade para engolir e alterações na fala.
  • Riscos para a saúde da boca: aumenta o risco de acúmulo de placa bacteriana e feridas na mucosa devido ao atrito constante.

Veja Também