22.5 C
Brasília
domingo, 29/03/2026

China pode estar perto de lançar 3º porta-aviões com catapultas eletromagnéticas

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
22.5 °
18.9 °
64 %
4.1kmh
0 %
seg
28 °
ter
25 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
19 °

Em Brasília

A Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China celebrará seu 73º aniversário neste sábado (23).

© AP Photo / Vincent Yu
O gigante asiático divulgou nesta sexta-feira (22) um vídeo promocional do programa do porta-aviões, fazendo menção à entrega da nova embarcação.
De acordo com o jornal Global Times, a nova embarcação deve contar com tecnologias de ponta, incluindo catapultas eletromagnéticas, e poderia ser lançado ainda neste ano.
Este é o primeiro vídeo divulgado pela China dando indícios de que o lançamento do porta-aviões está mais próximo de ocorrer do que o esperado.
A mídia local afirma que, inicialmente, era esperado que o navio fosse lançado justamente no 73º aniversário da Marinha do ELP, contudo, o porta-aviões deverá ser lançado no segundo semestre de 2022.
Além das tecnologias de ponta, espera-se que o porta-aviões, Type 003, tenha aproximadamente 320 metros de comprimento.
Os atuais porta-aviões da China, incluindo o Type 003, contam com propulsão convencional, mas há a possibilidade de que a próxima embarcação seja alimentada por reatores nucleares.

Veja Também