O Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores divulgaram uma nota conjunta afirmando que a China acabou com as restrições para a importação de frango brasileiro. “A decisão, que vale imediatamente, foi tomada depois da análise de risco realizada pelas autoridades chinesas”, informaram os ministérios.
Os ministérios ressaltaram que o Brasil é o maior exportador de carne de frango no mundo, respondendo por cerca de 35% do mercado global.
As exportações de frango brasileiro para a China estavam suspensas desde 16 de maio, devido a um caso de gripe aviária detectado em uma granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul, conforme o acordo sanitário entre os dois países.
Além disso, os ministérios lembraram que o Brasil mantém o status de país livre de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) desde 18 de junho, após a limpeza e desinfecção da propriedade afetada e o cumprimento de todas as medidas sanitárias necessárias.
Atualmente, segundo os órgãos, apenas o Canadá continua com a suspensão total das importações de carne de aves brasileiras.
