23.5 C
Brasília
segunda-feira, 26/01/2026

China inicia fiscalização em prédios altos após incêndio em Hong Kong

Brasília
céu pouco nublado
23.5 ° C
23.5 °
20.6 °
69 %
3.6kmh
20 %
ter
26 °
qua
27 °
qui
27 °
sex
25 °
sáb
19 °

Em Brasília

A Comissão de Segurança do Trabalho do Conselho de Estado da China anunciou neste sábado (29/11) o início de uma campanha para identificar e corrigir riscos de incêndio em edifícios altos. A ação foi motivada por um incêndio que atingiu um complexo residencial em Hong Kong, ocasionando 151 mortes.

Na última quarta-feira (26/11), um fogo se alastrou no conjunto habitacional Wang Fuk Court, em Hong Kong. As chamas se iniciaram nos andaimes de bambu montados ao redor dos prédios, que estavam em reformas.

O incêndio em Hong Kong resultou em 151 falecimentos. Além disso, pelo menos 79 pessoas ficaram feridas e cerca de 100 seguem desaparecidas.

As investigações iniciais indicam que o fogo se espalhou pelos andaimes feitos de bambu e cobertos por redes de náilon.

A Comissão declarou que a apuração será centrada em prédios residenciais e públicos de grande altura que abrigam ou atendem pessoas, como escritórios, unidades de saúde e estabelecimentos comerciais.

Serão analisados o uso de materiais inflamáveis em sistemas de isolamento nas fachadas, especialmente os instalados durante reformas recentes, bem como a presença de objetos combustíveis.

Também será verificada a inspeção e manutenção dos sistemas de hidrantes internos e externos, além dos sprinklers automáticos, que apresentaram problemas de pressão e falta de água.

Até agora, 13 indivíduos foram detidos sob suspeita de homicídio culposo relacionado ao incêndio em Hong Kong.

Veja Também