26.5 C
Brasília
quarta-feira, 30/07/2025

China evacua quase 800 cidadãos do Irã devido a conflitos

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
28.7 °
26.5 °
29 %
1.5kmh
0 %
qua
29 °
qui
28 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
26 °

Em Brasília

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiaku, anunciou nesta quarta-feira (18/6) que quase 800 cidadãos chineses foram evacuados do Irã em função dos conflitos com Israel. No total, mais de mil pessoas estão em processo de retirada e realocação.

A Grécia também repatriou 105 cidadãos e estrangeiros de Israel, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores. Além dos gregos, o voo de retorno incluiu pessoas da Albânia, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, França, Alemanha, Geórgia, Hungria, Itália, Lituânia, Romênia, Suécia, Suíça e Estados Unidos.

Operação israelense

Após várias ameaças, Israel lançou um ataque considerado “preventivo” direcionado ao programa nuclear iraniano. Segundo o governo israelense, o objetivo principal desta ação é evitar que o Irã desenvolva uma arma nuclear.

Em resposta à operação chamada Leão Ascendente, o Irã lançou um ataque com drones e mísseis contra o território israelense.

Em um discurso no sábado (14/6), o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que a ofensiva continuará, prometendo ataques a todas as bases iranianas.

Até o momento, 791 cidadãos chineses foram transferidos do Irã para zonas seguras, informou Guo Jiaku.

De acordo com o jornal China News Service, a embaixada chinesa em Israel recomendou que seus cidadãos deixem o país pelas fronteiras terrestres o quanto antes.

Atualizações sobre o conflito

Com os confrontos entre Israel e Irã já no sexto dia consecutivo, novos ataques com mísseis foram registrados.

As Forças de Defesa de Israel comunicaram que durante a madrugada bombardeou um local de fabricação de centrífugas e diversas instalações dedicadas à produção de armamentos vinculadas ao regime iraniano.

Veja Também