19.5 C
Brasília
sábado, 31/01/2026

Chefe da Otan condena uso imprudente de drones russos na Polônia

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
18.9 °
94 %
1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
20 °
ter
24 °
qua
20 °

Em Brasília

Mark Rutte, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), qualificou como imprudente a ação da Rússia ao invadir o espaço aéreo da Polônia com drones. Em pronunciamento na quarta-feira (10/9), o líder da aliança afirmou que a Otan acompanha cuidadosamente os acontecimentos.

“Os membros da aliança manifestaram apoio à Polônia e condenaram a atitude descuidada da Rússia. Uma investigação detalhada do ocorrido está em curso. O que se sabe é que a violação recente não é um caso isolado”, destacou Rutte. Ele acrescentou que os aliados estão comprometidos em proteger cada parte de seus territórios.

Segundo o chefe da Otan, além das forças polonesas, aeronaves da Itália, Holanda e Alemanha colaboraram para neutralizar os drones que invadiram o espaço aéreo polonês.

No discurso, Rutte reforçou que os países da aliança pretendem ampliar o suporte à Ucrânia diante da intensificação da campanha russa. A Otan é composta por 32 nações que mantêm um acordo de defesa mútua em caso de agressão a algum de seus membros.

A declaração ocorreu após uma reunião do Conselho do Atlântico Norte, principal órgão decisório político da aliança. Essa reunião foi convocada a pedido do governo polonês, que acionou o Artigo 4 da Otan em resposta ao incidente. Espera-se a divulgação de uma declaração conjunta ao término dos debates.

O mecanismo foi utilizado anteriormente em 2022, no início do conflito na Ucrânia, quando um míssil russo caiu no território polonês e medidas urgentes foram debatidas entre os membros.

O governo russo negou que seus drones tenham cruzado para o espaço aéreo da Polônia e afirmou estar disposto a dialogar com as autoridades militares polonesas para esclarecer os fatos.

Em nota do Ministério da Defesa da Rússia, o país sob liderança de Vladimir Putin alegou que a operação com os drones teve como alvo instalações militares na Ucrânia, atingindo áreas das regiões de Ivano-Frankivsk, Khmelnytskyi, Zhytomyr, Vinnytsia e Lviv.

Veja Também