Com pelos duros, arrepiados e difíceis de pentear, o cachorro ‘Fiapo de Manga’ tem conquistado a internet com seu charme peculiar. Será que esse é o novo queridinho entre os cães vira-latas? Parente do caramelo, esses cães têm ganhado destaque nas redes sociais.
Essa variação do vira-lata brasileiro, conhecida como “Fiapo de Manga”, apresenta traços comuns aos cães sem raça definida (SRD). Enquanto o caramelo tem uma pelagem e aparência mais robustas, o Fiapo de Manga costuma ter corpo esguio, patas delgadas e pelos arrepiados, duros e difíceis de alinhar, um diferencial que tem chamado atenção online.
Nas redes sociais, alguns chegam a considerar o “Fiapo de Manga” como uma raça, e o engajamento para apoiar esses cães é bastante expressivo. No TikTok, vídeos humorísticos e afetuosos sobre a aparência do animal acumulam milhares de visualizações e comentários de amantes e donos de animais.
A personalidade do Fiapo de Manga também agrada muito os brasileiros. Dra. Vivian Quito, médica veterinária, comenta que essa raça é muito inteligente, carinhosa e fiel, se adaptando bem a diferentes ambientes. São cães ativos, curiosos e independentes. Apesar de brincalhões, sociáveis e leais, podem ser reservados com estranhos, o que os torna bons cães de guarda.
Dra. Vivian ressalta que, independentemente da raça, “a personalidade do cachorro é resultado tanto da genética quanto do meio em que cresce, incluindo socialização e experiências de vida. Cada animal é único e demonstra sua individualidade”.
Larissa Maluf é tutora do Simba, um filhote de 1 ano e 4 meses, que transformou sua vida. Após perder três animais em quatro anos, ela havia decidido não adotar novamente. Mas ao oferecer um lar temporário para Simba, um cãozinho resgatado e peludo, Larissa se apaixonou.
“Uma amiga que o resgatou pediu ajuda para encontrar um lar temporário confiável, e ao ver a foto dele, fiquei encantada. Pensei nele noite e dia até nos encontrarmos pessoalmente”, conta.
Defensora da causa animal, Larissa criou perfis para Simba em redes sociais com o objetivo de inspirar mais pessoas a adotarem cães de rua e resgatados. O projeto cresceu e Simba tornou-se embaixador de um dos maiores petshops online do país.
Hoje, mais de 6 mil seguidores acompanham a rotina de Simba, que frequenta creche, passeia em locais pet friendly e vive momentos planejados cuidadosamente pela tutora, incluindo passeios ao ar livre e à praia. Porém, ser um influencer pet exige comprometimento: seu perfil é atualizado com vídeos roteirizados e muito carinho. A simpatia de Simba é responsável por mais de 100 mil visualizações em apenas dois vídeos no Instagram (@segueosimba).
Andréa do Nascimento, proprietária da Pet Play, uma creche e hotel para cães, observa que a popularidade do Fiapo de Manga cresceu entre seus clientes. “Sempre tivemos vira-latas, mas recentemente vimos um aumento dos ‘Fiapos de Manga’. São cães com um visual bagunçado e encantador, que tem atraído muita atenção. Eu mesma tenho duas irmãs, Brie e Brioche, que são a minha alegria.”
Para Andréa, o vira-lata sempre teve lugar especial nas casas brasileiras. “Os ‘Fiapos de Manga’ já são vistos quase como uma raça, principalmente após a viralização na internet. As pessoas estão descobrindo o quanto esses cães são incríveis, inteligentes e cheios de amor.” Atualmente, a Pet Play cuida de 10 cães desse tipo, cada um com seu jeito único, mas todos cativantes e adoráveis.
