A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou ontem (17), no Diário Oficial da União (DOU), o Chamamento Público que autoriza estudos de viabilidade para a construção de uma ferrovia que ligue Brasília a Luziânia. Mais de um milhão de pessoas podem ser beneficiadas com o transporte ferroviário entre as duas cidades. Para o dia 30 de outubro está prevista ainda a publicação do Chamamento Público para estudos da ferrovia que vai ligar Brasília a Goiânia.
Após assumir o protagonismo na busca pela construção da ferrovia, a deputada distrital Liliane Roriz comemorou a publicação do chamamento público. A parlamentar havia reunido, em agosto, governadores de Goiás e do DF, Marconi Perillo e Rodrigo Rollemberg, com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, para tratar do assunto. O trem Brasília-Luziânia será a primeira ferrovia de transporte de passageiros por meio de Parceria Público Privada (PPP).
“Sempre acreditei no projeto. A ferrovia é a saída para amenizar o problema das nossas vias. Hoje, uma viagem de Brasília a Luziânia pode levar mais de duas horas, dependendo do horário. Estudos mostram que 15% dos trabalhadores do DF são do Entorno. ”, afirmou Liliane.
O projeto para ligar Brasília a Luziânia por meio de uma ferrovia foi idealizado pelo ex-governador Joaquim Roriz, que chegou a apresentar o estudo ao governador Perillo. “Esse trem representa uma nova política pública de transporte ferroviário no país e beneficia muito os moradores da região do Entorno, que sofrem muito com o transporte público existente. Tomei esse projeto como questão de honra”, ressalta a distrital.
Liliane foi quem buscou o entendimento entre os governos do DF e de Goiás com o governo federal para tirar o projeto de Roriz do papel. “Porém, não adiantaria nada, em meio a um país em crise, acreditar que essa obra seria realizada com dinheiro público. Então, apresentei o projeto para dezenas de empresas internacionais, inclusive estatais, para que elas entendessem a importância do projeto e a ferrovia fosse feita por meio de uma PPP”, explica a deputada.
De acordo com o Edital, a ferrovia terá 76 km e 14 estações entre Luziânia e a Rodoferroviária (DF). O projeto prevê duas linhas, sendo que a que existe será reaproveitada.