A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) divulgou o calendário de capacitações em gestão de riscos para o ano de 2026. Com um total de 120 horas de treinamento técnico, o objetivo é fortalecer a cultura de integridade e aprimorar os controles internos em todos os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
Os novos cursos estão alinhados com as diretrizes da auditoria governamental e as recomendações do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Essas ações têm como foco melhorar a gestão de riscos, os controles internos e a integridade pública, auxiliando gestores na implementação de programas de integridade e na adequação à Lei nº 14.133/2021, conhecida como a nova Lei de Licitações.
Daniel Lima, controlador-geral do Distrito Federal, destaca: “Quando o risco é bem administrado, a sociedade recebe serviços públicos mais confiáveis”.
Gestão de riscos é fundamental para melhorar os resultados na administração pública, prevenindo falhas operacionais e estratégicas, e promovendo decisões mais seguras, eficientes e transparentes. Segundo Artur Dornas, que participou do curso em 2025 e é coordenador do Subcomitê de Gestão de Riscos da Secretaria de Governo (Segov-DF), “identificar riscos nos processos permite evitar problemas antes que aconteçam, economizando tempo, recursos e energia pública”.
Para 2026, a programação inclui o curso “Gestão de riscos e programas de integridade na administração pública”, com oficinas práticas de 20 horas; o curso “Gerenciamento de riscos utilizando o sistema SaeWeb”, prático em laboratório, com 8 horas; e palestras de 4 horas sobre “Aplicação da gestão de riscos segundo a Lei nº 14.133/2021” e “Gestão de riscos como ferramenta para estratégia e tomada de decisão”.
As inscrições serão abertas em breve no site da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov).
Nos últimos anos, a CGDF intensificou o apoio técnico às unidades do GDF. Em 2024, capacitou 233 servidores em gestão de riscos e programas de integridade, e outros 111 no uso do sistema SaeWeb, totalizando 344 servidores. Em 2025, esse número aumentou para 400, um crescimento de 16,3% em relação ao ano anterior.
Além disso, em 2025, a CGDF realizou treinamento prático em Gerenciamento de Riscos pelo SaeWeb, focando em metodologias e boas práticas. Também foram publicados o Guia Prático de Gestão de Riscos Aplicada à Elaboração e Implementação de Políticas Públicas e o Guia para Análise de Programas de Integridade Privada. A CGDF ofereceu consultoria a mais de 70 órgãos, atualizou normas que reorganizaram comitês de governança e estabeleceu prazos para a gestão de riscos no Distrito Federal.
