Uma operação de resgate está em andamento neste domingo (5/10) para liberar o acesso aos acampamentos na encosta leste do Monte Everest, no Tibete. Segundo informações iniciais de jornais chineses, aproximadamente 1.000 pessoas ficaram retidas após uma forte nevasca bloquear as estradas na noite de sábado (4/10).
O portal de notícias chinês Jinu News informou que centenas de moradores e equipes de resgate foram mobilizados para ajudar a remover a neve da região afetada, que fica a mais de 4.900 metros de altitude.
Até agora, alguns turistas já foram encontrados e retirados da área. Ainda conforme o portal chinês, aqueles envolvidos na operação relataram que há suprimentos suficientes e que a equipe está segura.
A nevasca teve início na noite de sexta-feira (3/10) e persistiu durante o sábado. Por causa das condições climáticas adversas, a Empresa de Turismo do Condado de Tingri interrompeu a venda de ingressos e o acesso à área do Everest desde o fim do sábado.
Na fronteira oposta, o Nepal enfrenta fortes chuvas. As precipitações causaram deslizamentos de terra e enchentes, resultando na morte de pelo menos 47 pessoas desde sexta-feira, conforme informam as autoridades locais.