28.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/08/2025

Centro social de Ceilândia ganha horta agroflorestal

Brasília
céu limpo
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
24 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
30 °
qua
30 °
qui
30 °
sex
29 °

Em Brasília

O Distrito Federal inaugurou, na última sexta-feira (22), o 34º Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico (Hamb), localizado no Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Ceilândia, que é uma unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). Este projeto tem como objetivo recuperar áreas ambientais que foram degradadas, por meio do cultivo de alimentos e plantas medicinais, promovendo a saúde completa tanto dos pacientes quanto da comunidade.

Os Hambs são uma ação da Secretaria de Saúde (SES-DF) e fazem parte de um programa de expansão em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília. Criado em 2018, o projeto segue princípios da agroecologia, agrofloresta e agricultura biodinâmica, formando a Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Rhamb).

Marcos Trajano, gerente de Práticas Integrativas em Saúde da SES-DF, explicou que estão em andamento cursos para capacitar servidores para abrir novos hortos na capital. Ele destacou: “Atualmente, estamos na terceira edição do curso para implantação da Rhamb, em colaboração com o Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (Ctis) da Fiocruz Brasília. Esperamos chegar a 46 Hambs até o final do ano, alcançando a meta prevista para 2027 no Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional.”

Tecnologia social

Adelyany Santos, assistente social e gerente substituta da Gerpis, comentou que os benefícios da Rhamb vão muito além do cultivo de hortaliças. A convivência com a natureza e a diversidade biológica ajuda a fortalecer os laços entre as pessoas que frequentam o local.

Ela afirmou: “Chamamos de tecnologia social o que construímos a partir das relações humanas, da ação das pessoas, da participação da comunidade em seu território. A população é convidada a se apropriar deste espaço — no melhor sentido da palavra — reconhecendo que é um local público para atuação coletiva. Essa transformação gera ganhos tanto para o meio ambiente quanto para a vida individual e em grupo das pessoas.”

Informações fornecidas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Veja Também