26.5 C
Brasília
quinta-feira, 30/10/2025

Centro do DF recebe quase meio milhão para melhorar atendimento em diabetes, obesidade e pressão alta

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
26.5 °
23.9 °
44 %
2.1kmh
0 %
qui
30 °
sex
30 °
sáb
31 °
dom
30 °
seg
21 °

Em Brasília

O Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh) passou por uma reforma total para oferecer mais conforto e melhor atendimento aos pacientes e profissionais. Com um investimento próximo de R$ 500 mil, as melhorias incluíram a modernização dos locais de atendimento e a substituição das cadeiras de podologia no Ambulatório do Pé Diabético, assegurando mais qualidade e segurança no cuidado aos pacientes.

As obras, iniciadas em janeiro, envolveram a troca das instalações elétricas e hidráulicas, dos telhados e dos pisos do salão externo, além da pintura geral. O calçamento foi totalmente refeito para garantir acessibilidade, com faixas de pedestres mais largas, rampas e rebaixamentos. Portas e janelas de vidro blindex também foram instaladas.

A aposentada Ilda Modesto, 66 anos, conheceu o centro recentemente ao acompanhar o filho, Lucas Modesto, 35 anos, que faz tratamento para diabetes autoimune latente do adulto (Lada). A segunda consulta do paciente ocorreu com a equipe multiprofissional do centro após encaminhamento da unidade básica de saúde (UBS). Ilda conta: “Ficamos muito impressionados desde a primeira visita”.

Ampliação

As mudanças internas possibilitaram a criação de três novas salas para acolhimento e cuidados de enfermagem. O espaço de convivência, um salão externo usado para atividades em grupo, também foi reformado.

As melhorias beneficiam não só os pacientes, mas também incentivam os profissionais. A gerente substituta do Cedoh, Cássia Regina Luz, destaca: “Quando o ambiente é bem cuidado, ficamos motivados a continuar oferecendo um ótimo atendimento”.

Centro de referência

O Cedoh é um local de referência para consultas ambulatoriais de casos complicados de diabetes, obesidade e hipertensão arterial. Desde 2017, oferece esses serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal.

Para a primeira consulta, é necessário encaminhamento da UBS através do Sistema de Regulação, seguindo critérios da endocrinologia para diabetes, obesidade ou hipertensão.

Informações: Agência Brasília

Veja Também