As obras do primeiro Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) do Taquari estão quase finalizadas. O espaço contará com duas construções completas e deve começar a receber crianças no próximo ano letivo.
Segundo o engenheiro Marcos Aires, os trabalhos atuais incluem a instalação de janelas, portas e finalizações externas como calçadas e estacionamento.
Internamente, o centro terá oito salas com banheiros e áreas para diversas atividades, dois berçários, uma sala para amamentação, refeitório, pátio coberto e áreas administrativas. Na parte externa, o espaço contará com um anfiteatro e duchas para recreação ao ar livre. A arquiteta Aline Lima destacou a oportunidade de ter um terreno maior para ampliar as áreas ao ar livre.
Com 1.637,63 m², o centro pode atender até 188 crianças de até 5 anos. A gestão ficará a cargo da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Plano Piloto. A coordenadora regional Sandra Cristina de Brito comenta que o centro beneficiará não só o Taquari, mas também áreas vizinhas como Grande Colorado, Vale da Palha e Varjão.
Sandra Cristina de Brito afirmou que o bairro está crescendo com muitas famílias jovens e que as crianças terão atendimento integral, das 8h às 18h, com todas as refeições incluídas: café da manhã, lanches, almoço e ceia.
O administrador regional do Lago Norte, Marcelo Ferreira, ressaltou a importância do centro para os pais que trabalham, destacando a comodidade e a qualidade de vida proporcionadas ao poder deixar as crianças em um local seguro próximo de casa.
Atualmente, o Distrito Federal possui 66 Cepis em funcionamento, sendo Samambaia a região com o maior número, tendo 22 unidades. Ceilândia conta com 11, e tanto o Plano Piloto quanto Taguatinga possuem 5 unidades cada.
*Informações fornecidas pela Agência Brasília