O assessor especial da Presidência da República, embaixador Celso Amorim, será recebido pelo ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, nesta quarta-feira (3/9). A reunião foi confirmada ao Metrópoles por pessoas próximas ao diplomata brasileiro.
O encontro ocorre após o desfile militar na Praça da Paz Celestial, em Pequim, que comemorou o 80º aniversário da vitória da China sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial. O governo brasileiro ainda não divulgou os temas que Amorim irá discutir com Wang Yi.
Segundo o governo chinês, o evento contou com a presença de 26 líderes mundiais, incluindo os presidentes da Rússia, Coreia do Norte, Belarus, Irã e Mianmar, além da presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff. O desfile marcou a primeira vez que os presidentes da China, Rússia e Coreia do Norte — Xi Jinping, Vladimir Putin e Kim Jong-un, respectivamente — estiveram juntos em um mesmo evento.
Enquanto o Exército de Libertação Popular da China demonstrava sua força militar, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a rede social Truth para comentar a ocasião. Em sua mensagem, ele lembrou o significativo apoio americano à China durante a Segunda Guerra Mundial e enviou uma mensagem direta a Putin e Kim Jong-un, dizendo para que recebessem seus cumprimentos enquanto se opõem aos Estados Unidos.