25.5 C
Brasília
quarta-feira, 03/09/2025

Celso Amorim cumprimenta Xi Jinping em parada militar na China

Brasília
céu limpo
25.5 ° C
25.5 °
24.8 °
37 %
4.6kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
31 °
dom
31 °

Em Brasília

Durante a celebração dos 80 anos da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês, Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República e embaixador, cumprimentou o presidente da China, Xi Jinping, nesta quarta-feira (3/9).

Amorim está em Pequim e participou da parada militar realizada na Praça da Paz Celestial, evento que marca oito décadas desde a vitória da China sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial.

O diplomata brasileiro também terá um encontro com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi. A confirmação desse encontro foi feita por pessoas próximas a Amorim.

Parada militar

A China exibiu pela primeira vez suas armas estratégicas terrestres, marítimas e aéreas, compondo uma tríade nuclear, durante o desfile que comemora o 80º aniversário da vitória na resistência chinesa contra o Japão na Segunda Guerra Mundial.

Durante o evento, que ocorreu nesta quarta-feira (3/9), foram apresentados diversos armamentos, incluindo sistemas de combate aéreo não tripulados, drones e veículos de combate marítimos não tripulados.

O presidente chinês, Xi Jinping, discursou reforçando o compromisso da China com o desenvolvimento pacífico e destacando os valores da paz em contraponto à guerra.

Pouco antes do desfile, Amorim posou para uma foto oficial ao lado de líderes como Vladimir Putin, Kim Jong-un, Alexander Lukashenko e Masoud Pezeshkian. A presidente do Banco dos BRICS e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também esteve presente.

A cerimônia foi fechada ao público e transmitida pela televisão estatal, com telões exibindo símbolos de paz enquanto milhares de bandeiras vermelhas eram agitadas pela população.

Dezenas de aviões e helicópteros formaram o número 80 no céu parcialmente nublado. Após passar em revista as tropas, Xi Jinping afirmou que “o renascimento da nação chinesa é imparável”.

“Nosso país alcançou um momento em que precisamos assumir responsabilidades maiores”, declarou o presidente chinês.

Esta celebração ocorreu logo após a reunião da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que congrega um grupo de cooperação política, econômica e militar composto por nove países: China, Índia, Irã, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão.

Veja Também