A governadora em exercício Celina Leão esteve presente na tarde desta quinta-feira (15) na reinauguração do Palacinho do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), um edifício importante situado no Bloco D do Palácio da Justiça, em Brasília.
O evento contou com a participação de autoridades como o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, e o primeiro vice-presidente, Roberval Belinati. Celina Leão ressaltou a relevância da conservação do patrimônio público e a colaboração entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o TJDFT, que envolveu o projeto paisagístico realizado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). “A recuperação deste espaço é uma forma de valorizar esta cidade, que é patrimônio histórico da humanidade, dando-lhe a importância que merece”, afirmou a governadora.
O presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, destacou o significado simbólico do prédio para o tribunal. “Este é o nosso maior tesouro. Temos muito orgulho deste patrimônio público do Distrito Federal. Foi um processo longo e desafiador até o momento atual”, declarou. Ele acrescentou que, a partir de agora, o tribunal contará com um espaço que une planejamento eficiente e gestão responsável, além de manter os padrões arquitetônicos de Brasília.
Fechado desde 2019, o prédio voltou a funcionar como sede da presidência, das primeiras e segundas vice-presidências, da corregedoria e do Tribunal Pleno. A primeira fase da reforma foi finalizada em dezembro de 2023, incluindo o reforço da estrutura da laje da cobertura e da base da escada, entregue durante a cerimônia de encerramento do ano judiciário.
