Celina Leão, governadora em exercício do Distrito Federal, apresentou nesta terça-feira (13) o relatório do programa Administração Regional 24 Horas durante uma reunião com administradores regionais no Palácio do Buriti. O sistema digital para solicitação de manutenção urbana recebeu 67.231 pedidos, dos quais 64.917 foram válidos e 48.672 já foram resolvidos até janeiro, alcançando uma taxa de solução de 76,15%. O tempo médio de resposta caiu 85% desde que o modelo digital foi implementado.
Celina Leão destacou que as principais solicitações são pavimentação, com 10.106 pedidos, poda de árvores (8.969) e reparos na iluminação pública (4.699). Outro problema frequente é o descarte irregular de lixo, com 5.648 ocorrências relacionadas a lixo e entulho acumulados. Para combater isso, a governadora anunciou que está sendo criada uma legislação com multas severas e notificações policiais, além de mapear áreas para o programa De Cara Nova do SLU e investir em pontos de coleta como papa-lixo e papa-entulho.
“Vamos intensificar a fiscalização contra o descarte irregular”, afirmou Celina Leão. Ela ainda revelou que neste ano a plataforma será ampliada para cobrir todos os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e será integrada ao Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão (GestãoDF), promovendo modernização e transparência na administração pública.
Para 2026, o sistema deve estar totalmente digital para a pavimentação asfáltica, com todas as solicitações sendo feitas por meios digitais e a criação de um painel público de transparência ativa. Celina Leão explicou que está sendo planejado um sistema unificado de gestão para ações nas cidades, para garantir transparência, informação e comunicação eficaz com a população.
O programa Administração Regional 24 Horas melhora a comunicação entre a população e o governo, possibilitando o registro de pedidos a qualquer hora via site do Portal do Cidadão, telefone 156, aplicativo eGDF ou WhatsApp (3410-9000). Atualmente, oferece 35 tipos de serviços para a manutenção e conservação de espaços públicos, com acompanhamento disponível para as solicitações feitas.
